segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

FÉRIAS!



As férias são algo desejado por todos que trabalham ou estudam, visto que é o momento onde poderemos ser “donos de nós mesmos”, fazendo coisas que só conseguimos fazer em períodos como este, onde nos afastamos de nossas obrigações temporariamente.


Contudo, não significa que não criemos outras obrigações para este período, visto que nas férias estamos livres para o que quisermos, então podemos estar construindo nossa casa e trabalhar na obra para adiantar o andamento da mesma ou aproveitar o momento para empreender algum novo trabalho ou mesmo para se dedicar aos estudos devido concurso que iremos realizar. Bem, o que importa mesmo é planejar para aproveitar o tempo disposto e usar este momento da melhor maneira possível.

Claro que aqui não vou dar dicas para quem deseja construir ou reformar, empreender ou estudar e sim para quem deseja se divertir e descansar, afinal chega um momento onde este momento é fundamental para não explodirmos diante da loucura que é o dia – a – dia.



Na semana passada, disse que daríamos dicas de FÉRIAS, não disse dicas de viagem ou locais para viajar (em outro momento iremos sugerir), hoje iremos falar das férias em si. Espero que aproveitem e curtam ao máximo estes dias de sonho.

Férias não significam viajar, muitas vezes poderemos curti-las sem sair de casa, e olha que isso fica bem mais barato e confortável que passar dias na estrada, porém se decidir embarcar numa viagem; com planejamento e organização poderá sair por bem menos que imagina e ainda oferecer aquelas fotos que dão inveja a qualquer um.

Falando em fotos aqui vai a primeira dica: tire muitas fotografias, em casa, no camping, no hotel, onde estiver passando suas férias, pois quando estiver estressado basta olhá-las para ficar calmo, só de lembrar daqueles agradáveis dias que em breve se repetirão.

O PLANEJAMENTO

Planejar é fundamental para o bom desempenho de suas férias, independente de estar em casa ou num Resort, pois deve ser um momento tranqüilo, onde os problemas por alguns dias não farão parte de seu vocabulário. Para o melhor desempenho e o menor risco de dar errado deve pensar na temporada (lotação, valores...), se seus filhos ou companheiro também estarão de férias, se a estação condiz com sua vontade de viagem (local), os custos, as passagens, as reservas, as roupas....

Se for passar as férias em casa:


O lar! Nada como o lar... Quer melhor que passar suas férias no conforto de sua casa? Pode parecer loucura dizer isso, mas se forem programadas podem se transformar nas melhores férias de sua vida.

  1. Comece dando uma boa faxina (ainda durante o período de trabalho) para depois não se preocupar com a limpeza, realizando apenas a manutenção, ou seja, cuidando apenas do que sujar e bagunçar durante este período tão prazeroso. Ao voltar a vida normal contrate uma pessoa para dar uma faxina, afinal você merece.
  2. Abasteça a geladeira com comidas de fácil preparo e que ADOOOOOOORE. Procure se alimentar bem, mas se permita algumas guloseimas e variações do cardápio. Bebidas das mais variadas também são bem vindas.
  3. Alugue filmes ou reserve a programação de seu canal a cabo.
  4. Separe álbuns de seus artistas favoritos e dance muito; sozinho (a), com seu (sua) esposo (a) ou com seus filhos, dance, pule, cante...
  5. Nada de noticias ruins, então evite jornais, de atenção a um bom livro ou mesmo revistas de assuntos que você ama e nunca tem tempo de ler.
  6. Não se preocupe com dieta, afinal dormir emagrece então aproveite para dormir muuuuiito!!!




Se for passar as férias no Camping:






  1. Procure campings confiáveis, com boas referências ou busque acampar em locais seguros para evitar maiores dificuldades.
  2. Não esqueça de levar repelente e uma boa quantidade de mantimentos.


Se for passar as férias viajando:


  1. Faça reserva antecipada no hotel para conseguir melhores quartos.
  2. Durante a escolha da cidade que pretende viajar, procure saber os pontos turísticos e lugares que deseja conhecer na região.
  3. Se não contratar guia turístico, peça um guia local e mapa da cidade para poder se locomover melhor, realizando roteiro de viagem.

Se for passar as férias em um cruzeiro:



  1. Siga as dicas do agente de turismo e não deixe de ler o que tem direito e quais são seus deveres a bordo.

Se for viajar dirigindo:



  1. Lembre de checar o carro e manter no mesmo todos os itens de segurança em ordem, pois a segurança deve estar a frente de qualquer necessidade; 
  2. Pode parecer ridículo mas não esqueça de encher os pneus e abastecer, procurando um posto de sua confiança para evitar combustíveis adulterados e na estrada procure abastecer em postos de marcas reconhecidas.
  3. A cada 3 ou 4 horas pare para “esticar” as pernas, pois esta ação o colocará novamente em alerta, já que o movimento repetitivo ocasiona sonolência e desatenção devido monotonia.
  4. Leve água, biscoitos e barra de cereal assim como maleta de primeiros socorros para uma emergência.
  5. Aproveite a mala do carro para colocar sua bagagem, mas mantenha seus itens pessoais próximos de você, assim evita perda de tempo e ainda mantém tudo mais organizado.
  6. Animais de estimação devem ir no banco traseiro ou por traz do banco amarrados pela coleira para que não se assustem com algo e pule em cima de você, bem na hora que está passando ao lado de um caminhão ou ribanceira. Mas, se for como eu, e tem uma cadela pequena que acha que é gente, peça ao carona que a leve no colo, mantendo a coleira presa no cinto para que não possa saltar para o seu ou mesmo pela janela.
  7. As leis de trânsito foram criadas para diminuir os acidentes e em caso de acontecer um, minimizar os riscos de mortes, de maneira que o conselho aqui é claro, SIGA AS LEIS. Uma das mais importantes é o uso do cinto de segurança, mas outra muito importante é o uso da cadeirinha para menores de 1 metro e do cinto também para crianças no banco de traz. Então use e exija que usem ao entrarem no seu carro, pois a falta do cinto no banco de traz ocasiona lesões também em quem está na frente.


Se não for dirigindo (for de avião, ônibus...)



  1. Conte a quantidade de bagagem e as identifique com seu nome e telefone.
  2. Não deixe sua bagagem longe de você ou com estranhos, pois além do risco de perdê-las, ela poderá servir de transporte de itens ilícitos.
  3. Observe o número do ônibus para facilitar seu retorno ao mesmo nos pontos de parada.
  4. Procure chegar uma hora antes se for viajar de avião e se for viajar de outro meio de transporte, chegue com antecedência de no mínimo meia.

O mais importante é você se reabastecer e voltar a sua vida normal com mais ânimo e disposição esperando a próxima oportunidade de se distrair para durante este período recarregar as energias toda vez que lembrar daquele período onde pode ser e fazer o que queria. Mas, não espere tanto,aproveite os momentos, os feriados, os sábados e vá fazendo o melhor diariamente, pense em si mesmo e cuide-se melhor, pois no mundo não existe ninguém mais importante que nós mesmos e precisamos vivenciar isso todos os dias, não apenas em nossas férias.



No próximo post darei dicas de atividades em casa para os pequenos.

 BOAS VIAGENS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário